top of page
Nossos programas educacionais
Programas educacionais: Programas
MOVIMENTO
Aulas de Euritmia, Repertório de brincadeiras e jogos universais, Aulas de movimentação, A riqueza das brincadeiras indígenas/ribeirinhas, Culinárias.
PLANTIOS
Aulas de Ecologia, Minhocários, composteiras e hortas, Construções com técnicas sustentáveis, A Permacultura, Plantio das PANC’S, Rodas de fogueira, Regas das plantas e o Plantio de Água.
MÚSICA
Aulas de musicalização; Introdução a instrumentos pentatônicos; Histórias sonorizadas; O desenho, a escrita e a leitura; Os nossos óleos essenciais (massagem de pedras quentes, escalda-pés); As técnicas da aquarela; Os tingimentos naturais; Encadernações e tricô de dedo.
HISTÓRIAS
Vivências na linguagem (o canto, recitações e histórias); Rodas e cantigas; Os grandes livros infantis (as ilustrações e as palavras); Contos de fadas.
Os processos de aprendizagem a gente "planta", em terra firme, raiz de conhecimento.
Que estar no Jardim de Infância possa ser um estupendo encanto, com ritmo, estrutura, vitalidade, respeito e consciência.
Um pouco mais sobre o que vivenciamos com as crianças:
Euritmia/Plantio/Música
Nossa alimentação
Alimentação
As crianças lancham e tem a oportunidade de almoçar em algumas opções dos nossos períodos. O time que se mantém com as mãos bem ocupadas, elaborando os cardápios são: os nutricionistas da escola, a coordenação com suas considerações sobre a adaptabilidade das crianças, relação dos alimentos com a época do ano e contribuições dos Pais. Os nutricionistas atuam dando treinamento para as cozinheiras, fazendo toda a supervisão em relação a higiene e separação das amostras de lanche e almoço (para análise clínica periódica), além de participarem ministrando oficinas com as crianças e com os Pais.
Nossos almoços são abrasileirados, com arroz-feijão, legumes, verduras e carnes. Evitamos ao máximo os enlatados e industrializados, assim, vamos montando essa mesa entre família e escola, que se constrói muito através da alimentação por simpatia, aspectos sensoriais e cores dos alimentos.
Adolfo Mendonça
Nutricionista do Grupo Oficina
Casos específicos de alimentação restrita ou bem particulares da família são muito acolhidos por nós e pela comunidade. Os pais vivem trocando receitas apropriadas quando compartilhamos que uma das crianças, por exemplo, não pode comer ovo. E daí, elegemos a receita escolhida para fazermos sempre, para todos. Algo que também desejamos compartilhar é que o ritmo dentro da escola, tanto o social quanto o movimento de organizar a energia das crianças é algo muito importante na dinâmica de se alimentar. Fazemos culinárias semanalmente inseridas no planejamento das turmas. As crianças vão lidando com os alimentos, plantando, separando as sementes, vivenciando a transformação e a alquimia da cozinha.
Assim, o "comer" não se isola da sensação de bem-estar, abrindo portas escancaradas para a experimentação dos sabores ou mesmo "raspar o prato", como dizemos informalmente. Sentar a mesa com os colegas, com a professora, ajudar a servir, ir buscar na cozinha uma colher que faltou, agradecer pelo alimento e comer! Todo um contexto ao redor desse lugar de destaque que o alimento tem, faz parte da nossa responsabilidade pedagógica, que enraíza bons hábitos.
Curso de férias
Fale conosco
Como podemos ajudar?
bottom of page